A influência da lua no parto (ou “O meu medo da lua vermelha”)


No último domingo, a tão falada lua vermelha apareceu no céu, com eclipse e tudo mais. Todos estavam ansiosos para ver a danada da lua, mas eu estava meio tensa. Pois é, há poucos dias tinha ouvido falar na influência da lua no parto, que diz que em noites de lua nova e cheia os trabalhos de parto podem ser mais facilmente desencadeados. Então, se era noite de lua cheíssima, quando ela estaria mais próxima à Terra, fiquei logo apreensiva – sim, sou dessas!

Minha gente, eu sou ansiosa demais mesmo, viu?! Pqp! Eu passei o dia com os amigos brincando com essa história, sem levar muito a sério. Mas eis que chegou a hora de dormir e num é que essa bendita lua não saía da minha cabeça?! Resultado: acordei várias vezes durante a noite e aproveitei para colocar as mãos entre as pernas para dar uma checada se a bolsa não tinha estourado. Coisa de gente doida, né?! MelDels!

influência-da-lua-no-parto_EVDM
Imagem: internet

Enfim, passada a tal noite, fiquei achando graça de como fui ridícula e fui atrás de pesquisar mais sobre essa história para entender porque existe esse mito – sei lá se é mito mesmo, vai saber…

A influência da lua no parto

Primeiro: antigamente, o período gestacional era calculado de acordo com a lua. Você via em que lua havia menstruado pela última vez e contava 10 luas iguais a ela para saber a data prevista do parto. Ou seja, ela de cara já tinha grande importância sobre o funcionamento do corpo da mulher.

influência-da-lua-no-parto_EVDM_fasesdalua
Crédito: Spirit-Fire

Mas o fato que dão tanta importância à influência da lua nos partos é pelo efeito que ela tem sobre a natureza, como influencia os ventos e as marés. Como nosso corpo é formado em média por 65% de água e o bebê também fica em uma bolsa de água, acredita-se que ela tem poder sobre nosso comportamento e sobre esse líquido e que pode aumentar a pressão pélvica, gerando contrações e possibilitando o rompimento da bolsa.

Nada é comprovado cientificamente, mas alguns médicos, pelo que eu li, percebem um aumento de nascimentos em noites de lua cheia.

Bom, na dúvida eu prefiro ficar atenta, né?! Não custa nada. hehehe

A próxima lua cheia é dia 27 de outubro, bem pertinho da minha DPP (data provável do parto). Vamos ver o que acontece! 😀


Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *