Como amamentar o bebê corretamente


Oi, gente! Faz tempo que não escrevo minhas experiências por aqui e estava lembrando de alguns temas que queria ter escrito e que passaram batido. Um deles é como amamentar o bebê corretamente. Já queria falar sobre o assunto porque, quando Theo tinha um mês, fui ao Uniame (unidade de amamentação, que é da Unimed) e lá me deram várias orientações importantes para dar de mamar bem direitinho.

como amamentar o bebe corretamente

Como amamentar o bebê corretamente

Eu fui ao Uniame na época porque Theo estava meio “desregulado”. Explico: de um dia pro outro ele começou a dormir instantaneamente quando vinha pro peito. Aí não mamava e daqui a pouco estava dando escândalo de novo com fome. Isso o tempo inteiro! Ou seja, ele não saía do meu peito (dá pra ver pela foto acima, né?! Só consegui tirar foto com ele no seu primeiro mês desse jeito!). Eu já estava endoidando, até que minha mãe me levou lá e acabei recebendo várias orientações necessárias sobre como amamentar o bebê corretamente. Então, vou compartilhar essas dicas aqui com vocês.

  1. Tirar a roupa do bebê: quando o baby vem para o peito a sensação para ele é deliciosa. Ele está enchendo a barriguinha, está no colo da mãe, quentinho… então é natural que ele durma. Mas se isso prejudica, como era o caso de Theo, que dormia e não mamava, tirar a roupinha dele pode ajudar a ele ficar mais acordado na hora da mamada;
  2. Massagear o peito: é importante fazer essa massagem antes da mamada para preparar o peito para uma pega correta do bebê. Se ele estiver muito endurecido, vale tirar um pouco antes de oferecer. Com a mama muito dura, o bebê pode não conseguir pegar direito.
  3. Boca do bebê vem pro peito: às vezes, mesmo sem perceber, a gente coloca o bico do peito na boquinha do bebê e isso pode resultar numa pega incorreta. O certo é esperar a boca dele estar bem aberta e trazê-la à mama, não o contrário;
  4. Pega correta: a boca do bebê deve pegar boa parte do seio – mamilo e auréola. Você pode molhar com o próprio leite o mamilo antes de colocar o bebê para mamar. Assim, ele vai ser estimulado a abrir bem a boca e aí você traz ele pro peito, abocanhando a maior parte, nunca só o mamilo. Quando ele estiver no peito você pode dar uma puxadinha no queixo dele para abrir mais a boca na parte de baixo. Mas atenção: só nessa parte, não precisa interferir na parte de cima da boca dele.
  5. Não relaxar o braço: fique atenta para, durante a mamada, deixar sempre a cabeça do bebê apoiada no cotovelo e o corpinho grudado em você, barriga com barriga. Quando a gente relaxa o braço a cabeça dele vai “caindo” e a pega pode ficar errada, o que vai deixar seu peito machucado depois;
  6. Mamar sempre as duas mamas: eu ouço algumas mães dizerem que o bebê mamava um peito e, na outra mamada, ela dava o outro. Mas lá me orientaram a sempre dar os dois numa mesma mamada. Quando o bebê começar a querer dormir, troca ele de peito. Assim ele vai mamar mais e, de buchinho cheio, espaçar mais o tempo entre as mamadas.
  7. Acordadinha: se o bebê começar a querer dormir, você pode mexer na orelhinha ou no pé dele, para estimulá-lo a estar acordado e mamar mais um pouquinho.

Bom, essas foram algumas dicas que me passaram por lá sobre como amamentar o bebê corretamente. Espero que essas dicas possam ajudar alguém por aí também. 😉


Comentários

comentários

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *