Como calcular a idade gestacional


Quando descobrimos a gravidez logo nos perguntamos quando será que o bebê vai chegar. Para saber isso, precisamos calcular a idade gestacional, que vai nos dar uma data provável para o parto (DPP).

idade-gestacional-essavidademae

E como fazemos para calcular a idade gestacional?

Se conta assim: você vê qual foi o primeiro dia da sua última menstruação, soma sete dias, diminui três meses e soma um ano.

Por exemplo:

  • Data da minha última menstruação (DUM) = 17/01/2015.
  • Mais sete dias = 24/01/2015
  • Menos três meses = 24/10/2014
  • Mais um ano = 24/10/2015

*Para não ficar fazendo conta, você pode ver aqui na calculadora gestacional!

Ou seja: a gente não sabe o tempo de gestação de fato porque não dá pra calcular exatamente quando aconteceu a concepção –  quando rolou o encontro do óvulo com o espermatozóide, entende?! Por isso se convencionou contar o tempo de gravidez desse jeito, para se ter uma média.

Maaaas… logo nas primeiras semanas de gestação, quando você faz sua primeira ultrassonografia, o médico pode te dar uma outra data, que será aproximada, claro, da sua DPP feita com a tal calculadora gestacional. Isso porque por esse exame dá pra ver com mais exatidão o desenvolvimento do embrião. Nas primeiras semanas o crescimento do feto é meio “padrão”, por isso é mais confiável contar a partir da data da sua primeira ultra. Depois de algumas semanas, cada bebê vai se desenvolver em seu tempo. A minha DPP deixou de ser 24 e passou para 29 de outubro. (#ansiosa #táchegando). Mas no fim das contas essa diferença não conta muito não.

idade-gestacional-primeiraultratheo
Theo com seis semanas de gestação <3

Sabendo a data provável do parto, começamos a contagem das semanas e, assim, dá pra ter uma noção de como o seu bebê se desenvolve e também as mudanças que ocorrem no seu corpo. Por isso que não se conta em meses – já que muitas coisas acontecem a cada sete dias.

O aplicativo Baby Center é o basicão dos apps de grávidas. Eu adoooro! A cada semana ele te diz como anda o desenvolvimento do seu baby e as mudanças prováveis que estão acontecendo com você. No celular e no e-mail também. E todos os dias tem uma mensagenzinha lá no app para a mamãe.

E vocês, como acompanham a gestação? Qual a data provável do parto? Alguém aí parindo próximo a mim? 😀


Comentários

comentários

2 comments

  1. A minha DPP era 09/03/2017, mas com o primeiro Ultra, agora confirmei que é para dia 28/03/2017, estou muito ansiosa, ansiosa pra ver o rostinho do meu bb e também quero muito saber se é menino ou menina.. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *