Como evitar estrias na gravidez


Claro que não sou nenhuma expert para falar dessas coisas, até porque quem me conhece sabe que sou bem desleixada com aparência. Mas não conheço nenhuma grávida que não tenha se preocupado com esse assunto, né?! Então, assim como todas as que conheço, pesquisei e conversei com algumas amigas mães para saber como evitar estrias na gravidez.

Aviso logo: li alguns artigos que dizem que não adianta, se a grávida tem tendência genética às estrias elas vão aparecer mesmo se você ficar feito uma galinha frita, cheia de óleo. Já outras mulheres, por outro lado, podem não usar nada que vão estar sem nenhuma marquinha mesmo depois de um barrigão de nove meses. Mas… quem quer arriscar, né?! Eu mesmo não!

como-evitar-estrias-na-gravidez_essavidademae
Crédito: Kat Goldin

Como evitar estrias na gravidez

Bom, há algumas dicas para tentar fazer com que as estrias não apareçam. Vamos a elas:

  1. Não engordar demais: as estrias são cicatrizes que aparecem pelo estiramento da pele, por que as fibras se rompem. Então, evitar que essa barriga estique tanto é uma boa tática. Ou seja: não enfiar o pé na jaca e engordar demais pode ajudar a fazer com que as danadas não apareçam. Além disso, engordar fora do normal não é bom por diversos outros motivos, vamos combinar.
  2. Beber muita água: se a pele está bem hidratada, você pode evitar esse rompimento das fibras. Portanto, beber muita água ajuda um bocado a deixar a pele mais saudável e preparada para ser esticada até os nove meses.
  3. Usar óleos e hidratantes: claro que, além da água, a gente pode dar uma forcinha e passar uns produtinhos, né?! Eu acho um saco, confesso, mas comecei a usar ainda no início da gravidez e agora já estou acostumada. É bom pesquisar se o hidratante ou óleo que você quer usar é recomendado para gestantes.
  4. Não coçar: essa é difícil! Puts, gravidez dá uma coceira danada! Mas também, de um dia pro outro a barriga dá pulos! Eu já até acordei de madrugada com ela coçando. O jeito é se controlar e, se tiver vontade de meter a unha, tacar óleo, hidratante ou água pra amenizar essa agonia. Coçar pode fazer com que essas fibras se abram, causando as estrias.
  5. Fazer exercício: essa dica está relacionada ao ganho de peso. Se você não for tão sedentária provavelmente vai ganhar menos peso e, assim, diminuir as chances de engordar muito e ficar mais propensa às estrias.
  6. Não usar roupas apertadas: assim sua barriga pode respirar e também não aumenta a coceira na pele.

A boa notícia é que, depois da gravidez, aquelas estrias vermelhas tendem a ficar beeem mais claras. Eu me apego a essa informação, caso apareça alguma. Até agora – estou com 31 semanas de gestação – elas não chegaram. Ufa!

como-evitar-estrias-na-gravidez_essavidademae_Camila
Eu me exibo mesmo! 😀

O que eu uso para evitar estrias na gravidez

Vamos aos produtos! Existem milhares de opções para evitar estrias, mas eu escolhi dois produtos para usar na gravidez que muita gente me falou serem maravilhosos. E até agora estão sendo mesmo!

Óleo Sève Natura: aquele óleo clássico de amêndoas. Esse acho que quase toda grávida usa. Eu passo no banho, mas não tiro o excesso com água. Só me enxugo e pronto. Não fica melecado não! E assim me sinto mais hidratada do que se tirasse. Para quem não sabe, a Natura agora vende online. Para acessar o site, clique aqui.

como-evitar-estrias-na-gravidez_essavidademae_Natura
Crédito: Natura

Hidratante Cocoa Butter, da Palmer’s: esse eu tinha visto em muitos blogs grávidas falando bem e, como viajei em maio para Orlando, resolvi comprar logo um monte pra não faltar. É realmente é muito bom! Lá fora ele é bem popular, vende em qualquer supermercado, mas aqui não é tão fácil assim de achar. Vi que no site da Época Cosméticos vende. Olha o link aqui! #ficaadica O aroma é de chocolate e João já diz que é o primeiro cheirinho de Theo. 🙂

514063

Bom, acho que é isso. Estou aqui ainda nessa luta, esperando que as estrias não apareçam, mas ainda tenho muito esticado pela frente. Espero que dê certo!

E vocês, grávidas e mães, têm alguma dica de como evitar estrias na gravidez? Diz aqui pra mim! 😀


Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *