Livros para bebês de 0 a 1 ano


Como contadores de história, eu e João já estamos apressados pra contar historinhas pra Theo, que ainda nem nasceu – até porque não existe uma idade ideal para começar a ler para uma criança. A leitura é sempre bem-vinda, em qualquer idade, mesmo para os recém-nascidos. Nesse post vou falar um pouquinho sobre a forma de ler para os babys, os tipos ideais e uma lista de livros para bebês de 0 a 1 ano.

livros-para-bebês-de-0-a-1-ano
Foto: Donnie Ray Jones

A leitura traz diversos benefícios para o bebê. Eles vão da formação do vocabulário até o desenvolvimento emocional. Podemos ler para eles desde o primeiro dia de nascido. Aliás, algumas mães – como a que vos fala – contam historinhas quando o bebê ainda está na barriga. Theo já escutou muita história nas nossas apresentações com O Baú da Camilinha. 🙂

Dicas na hora de ler para um bebê

livros-para-bebês-de-0-a-1-ano-2
Foto: jon hayes

Li num site americano algumas dicas super legais na hora de ler para um bebê. São elas:

  • Fique na altura dele: estando ao lado do bebê, sua voz vai ficar mais próxima, assim como os desenhos dos livros. Isso pode acalmá-lo. Uma dica é deitar ao lado dele, de forma que os dois fiquem de costas pro chão.
  • Transforme a leitura em rotina: as melhores horas são depois do banho, quando o bebê está se aconchegando para dormir, ou depois da refeição, quando bate aquele soninho e ele se acalma.
  • Foque nas figuras: a maioria dos livros para bebês tem imagens bem grandes e pouco texto. Procure por livros com muito contraste de cores. Para recém-nascidos, o ideal é preto e branco.
  • Desenvolva os sentidos: não só a visão e audição que são trabalhados quando lemos histórias pro bebê. Existem livros que ajudam no desenvolvimento de outros sentidos, como tato e olfato. Procure por publicações que tenham texturas e cheiros.
  • Interprete a história: procure dar um ritmo legal à historinha, fazendo vozes diferentes para os personagens e gestos exagerados. Os bebês adoram!

Mais detalhes sobre essas dicas no site: Red Tricycle

Tipos de livros para bebês de 0 a 1 ano

Quando a gente pensa em livro, lembramos logo dos modelos tradicionais. Mas existem diversos outros tipos, que estimulam o bebê das formas mais variadas.

Livros de banho

livro-de-banho

Existem livros de plástico que podem ser levados para a água, deixando esse momento mais alegre e divertido. Por serem resistentes, podem ser o primeiro contato do bebê com um livro. A simples ação de passar a página ajuda a desenvolver o tato e a coordenação, além de ser uma diversão e tanto nessa idade.

Livros com formas geométricas e cores

livro-colorido

Os livros também são uma maneira divertida de ensinar formas e cores ao seu bebê.

Livros com textura

livro-toque-e-sinta

Existem livros que ajudam no desenvolvimento do tato. Eles trazem várias texturas diferentes nas páginas, que podem ser tocadas pelo bebê enquanto contamos as histórias.

Livros de pano

livro-de-pano

São como um brinquedo. Geralmente são bem coloridos e alguns têm formatos que atraem a atenção do bebê. Na hora de comprar, procure por livros de pano atóxicos.

Nossa lista de livros

Aqui vão algumas dicas de livros para bebês de 0 a 1 ano. Alguns a gente ainda não conhece, mas pretendemos comprar para Theo. Quando ele nascer, vamos compartilhar aqui no blog os que lemos pra ele. 🙂

Livros de banho

livro-de-banho-gildo
Clique para ver detalhes do livro
livro-de-banho-livro-das-descobertas
Clique para ver detalhes do livro

Livros de pano

livro-de-pano-a-monstrinha
Clique para ver detalhes do livro
livro-de-pano-borboleta-colorida
Clique para ver detalhes do livro
livro-de-pano-formas
Clique para ver detalhes do livro

Livro com formas e cores

livro-formas
Clique para ver detalhes do livro

É isso! Você tem alguma outra dica de livro para bebês?

Estamos ansiosos para montar uma biblioteca bem legal para Theo! 😀


Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *