Meus sintomas da gravidez


Um monte de gente quando me encontra pergunta: e aí, tais bem? Enjoando? Tem muito desejo? Já inchasse? E é engraçado porque esses sintomas da gravidez realmente variam muito de uma mulher para outra e até de uma gestação para outra.

Eu achava que quando engravidasse eu vomitaria horrores, teria desejos de coisas malucas, fosse ficar chorona de ninguém me aguentar, tivesse que usar supositório de tanta prisão de ventre… Mas não. Eu praticamente não enjoei – exceto no início, quando peguei uma infecção intestinal -, só tive desejo mesmo umas três vezes e de coisas facílimas de resolver (bolo de chocolate, suco de laranja e açaí), meu intestino está funcionando melhor que o normal e eu nem estou tão chorona assim – ok, só um pouquinho…

essavidademae_camila_setemeses
Eu e meu bucho de sete meses

Quais foram – e são – os meus sintomas da gravidez

Realmente não dá pra prever o que você vai sentir quando engravidar. Os meus maiores sintomas foram os seguintes:

Espinhas: eu, até uns cinco meses e meio de gestação, fiquei igual a um gremlin. Eu sempre tive tendência a ter espinhas, mas como tomava anticoncepcional elas eram controladas. Quando deixei de tomar já notei uma piora, mas quando engravidei… o negócio ficou feio! Pense! Agora já está bem melhor, mas fiquei com várias manchinhas de lembrança. Mas nada que um tratamento pesado depois não resolva.

sintomas-da-gravidez-gremlin
Eu estava mais ou menos assim…

Sono: esse eu acho realmente que toda mulher tem. Fiquei muuuito sonolenta no início, melhorou depois, mas agora tudo tá voltando…

leave_me_alone__i_wanna_sleep_by_marissavoo
Crédito: Marissa Voo

Fome: já até escrevi aqui um texto sobre fome na gravidez, porque é um negócio impressionante. A sensação é que você vai passar mal se não comer. E o pior é que tem hora que não dá pra comer pouco porque não passa. Tem dias que eu almoço três vezes, minha gente. E quando você acorda de madrugada para comer?! Mesmo com muito sono, não dá pra brigar com a fome. Tem que levantar e colocar alguma coisa na boca.

sintomas-da-gravidez-essavidademae

Esquecimento: ninguém nunca tinha me falado desse sintoma, mas eu percebi pouco depois de descobrir a gravidez o quanto eu estava esquecida. Minha memória tá lasca, já esqueci até uma reunião de trabalho – coisa que nunca aconteceria comigo. Tenho que anotar tudo!

sintomas-da-gravidez-esquecimento
Grávida tem que anotar tudo para não esquecer!

Indisposição para a vida: não sei se tem a ver com o sono, mas na maior parte do tempo a vontade é de não fazer nada. Às vezes tenho zilhões de coisas pra resolver em casa, mas tudo o que consigo visualizar na minha frente é o sofá ou a cama. Mesmo que não seja pra dormir, mas só ficar ali, vendo o tempo passar, comendo, vendo tv ou “futucando” besteira na internet… depois que resolvi fazer esse blog, João, meu marido, fica no meu pé para eu escrever. Ainda bem, porque se não fosse ele acho que eu não conseguiria postar com frequência, da lerdeza que dá.

sintomas-da-gravidez-essavidademae
Crédito: Matt MacGillivray

Medo: engraçado que eu percebi, logo no início, o quanto eu fiquei mais medrosa. Na verdade esse medo eu percebo principalmente no trânsito. Sempre fui meio “afoitinha”, cheia de pressa, mas depois que descobri que carrego em mim outra vida, cabou-se! Ando muito mais atenta a tudo e bem mais precavida. Acho que é o tal do instinto materno, né?!

sintomas-da-gravidez-essavidademae
Crédito: Teza Harinaivo

Gases: algumas amigas mães me falaram baixinho: “gravidez dá muitos gases. Tu vai ver!“. E eu vi! Minha gente, eu sou super controlada com essas coisas, inclusive dentro de casa, mas tem hora que é fogo, viu?! Uma tristeza! O negócio é ter jogo de cintura e quando der aquela vontade de botar pra fora, dar um jeito de sair de perto do mundo. Ainda bem que sempre consigo um jeitinho, porque ninguém merece peidar na frente dos outros.

sintomas-da-gravidez-essavidademae-pum
Crédito: Wikimedia

Xixi: esse também não tem como, toda mulher sente, afinal, tem um bebê pressionando sua bexiga. Qualquer copinho de água te manda pro banheiro. Agora, com sete meses de gravidez, a situação está ficando mais difícil. Imagino com nove…

sintomas-da-gravidez-essavidademae
Crédito: Dicas de Mulher

Impaciência: Sou dessas que detesta uma polêmica, por isso evito ao máximo entrar em discussões desnecessárias. Mas já me peguei dando uns foras depois de grávida por umas coisas que eu antes deixaria entrar por um ouvido e sair pelo outro. Principalmente quando se trata de alguma coisa ou alguém que gosto muito. Em casa também, de vez em quando, me bate uns ataques de nervosismo do NA-DA, não vou mentir. Aliás, esse foi um dos sinais para eu desconfiar da gravidez. Eu mesmo fico sem me entender nessas horas. Mas aí me perdoo e boto a culpa nos hormônios.

sintomas-da-gravidez-essavidademae-impaciente
Crédito: Jeyheich

Amo mais a minha mãe: pois é, sempre admirei demais minha mãe, mas com a gravidez eu virei mais fã. Você passa a entender tanta coisa, tantas atitudes… e passa também a se ver muito nela, inclusive nos defeitos dos quais você tanto reclamou – foi mal, mainha. E às vezes me pego querendo falar com ela, querendo colo, coisa que eu nunca senti falta. E hoje sei que ela é a pessoa que mais me ama no mundo e que vai estar do meu lado na hora que eu precisar.

Pronto, esse texto acaba por aqui porque eu já estou molhando o teclado.

Para quem disse que não tava chorona…


Comentários

comentários

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *