Modelos de protetor de berço


Estou naquela fase deliciosa de organizar todos os detalhezinhos do quarto de Theo. Já está quase tudo pronto, faltam besteirinhas e algumas coisas eu só vou colocar mesmo mais pra frente, quando ele vier para casa. Uma dessas coisas é o protetor de berço. Como peguei nele essa semana, resolvi escrever um post aqui sobre os modelos de protetor de berço e mostrar o que escolhemos para nosso baby.

modelos-de-protetor-de-berço-1
Foto: http://peoriapublicradio.org

Mas antes de falar dos modelos de protetor de berço, é bom saber para quê ele serve. Isso vai ajudar na hora de escolher o que achar melhor, porque muita gente escolhe apenas pela beleza, sem se dar conta de alguns perigos que eles oferecem.

Afinal, pra que serve o protetor?

Não, eles não foram feitos para decorar – apesar de a maioria das pessoas comprarem só porque acham bonito.

A finalidade dos protetores é evitar que o bebê se machuque ao se movimentar. Eles devem servir para evitar que o seu bebê bata na madeira ou coloque as mãozinhas entre as hastes. De qualquer forma, se você comprar um berço que atenda às regras de segurança, ele não deve oferecer este risco, já que a distância entre as hastes não deve ser maior do que 6,5cm.

Existem vários modelos de protetor de berço. Alguns cheios de enfeites, outros mais simples e alguns mais moderninhos. Separei aqui alguns deles.

Modelos de protetor de berço

modelos-de-protetor-de-berço-2

Esse modelo eu ainda não conhecia até pesquisar para escrever esse post. Achei a ideia bem legal, porque é simples, respirável e fecha com velcro. Parece ser seguro, apesar de deixar o espaço entre as hastes. De qualquer forma, não vi para vender aqui no Brasil. Esse é de um site da Austrália.

modelos-de-protetor-de-berço-3

Esse kit berço com almofadas e mais almofadas é o modelo mais tradicional aqui no Brasil, mas tem vários problemas e riscos para o bebê. Mais pra frente explico direitinho porque eles são contraindicados.

modelos-de-protetor-de-berço-4

Esse é o que acho ideal. É uma tela de proteção antialérgica, respirável e que não oferece perigos ao bebê. Mais detalhes já já…

modelos-de-protetor-de-berço-1
Foto: http://www.vanillajoy.com

Esse modelo eu não vejo muito por aqui, mas estava na nossa lista quando fomos fazer o enxoval de Theo. Ele é bem menos perigoso para o bebê, mais discreto, ocupa menos espaço do berço, mas ainda assim não é tão seguro.

E quais são os perigos dos protetores de berço?

Esses kit berços mais tradicionais, que a gente encontra na maioria das lojas (caríssimos, por sinal), geralmente parecem com almofadas grandes e fofas. Eles tem uma fitinha para que sejam amarrados à grade do berço e fiquem bem presos.

Maaaas… eles podem trazer alguns problemas:

  • Oferecem risco de asfixia: quando o bebê estiver maiorzinho, ele pode rolar durante a noite e se sufocar com o nariz encostado no protetor. Esse é o maior dos riscos!
  • Podem servir de degrau para o bebê: enquanto seu bebê é recém-nascido nem faz tanta diferença porque ele ainda não consegue girar o próprio corpo. Mas, assim que ele ficar mais espertinho, pode usar o protetor como degrau e cair do berço (Deus me livre)!
  • As tiras podem se soltar: se as tiras que amarram o protetor no berço não estiverem bem presas elas podem se soltar e o bebê pode ficar preso ao brincar com elas.
  • Muitos têm detalhes e enfeites que podem se desprender e o bebê pode colocar na boca, correndo o risco de engasgos. Então nada de comprar kit berços com botões, fitinhas e afins.
  • Podem causar alergia: dependendo do material que forem feitos, podem juntar poeira e causar problemas alérgicos no bebê.

Por esses motivos, o uso do protetor de berço é contra-indicado pelas sociedades americana e brasileira de pediatria.

Mas afinal, que modelo de protetor de berço compramos pra Theo?

Como a gente não gosta muito desses modelos mais tradicionais de kit berço, procuramos algum protetor que não fosse muito enfeitado e cheio de firulas.

modelos-de-protetor-de-berço
Protetor do berço de Theo

Depois de pesquisar bastante, decidimos por esse modelo de protetor de berço respirável. Ele é como uma tela, cheia de furinhos, que passa por toda a extensão das grades do berço. Esses furos acabam com o risco de asfixia para o bebê.

modelos-de-protetor-de-berço-evdm
O berço de Theo

E exatamente por ser só uma telinha, esse protetor também não tem o risco de servir como degrau e nem acumula poeira. Além disso, é basicão. Ou seja, atendeu a todas as nossas vontades!

Compramos o nosso quando viajamos para Orlando (vídeo sobre enxoval do bebê lá no canal), mas vi que na Bebê Store e no Abracadabra vende dele também! 😉


Comentários

comentários

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *