Parto normal humanizado: você sabe o que é?


Quando me perguntam como será meu parto, respondo que optei por um parto normal humanizado. Algumas várias pessoas me olham de lado, me dizem para tomar cuidado, me chamam de corajosa – ironicamente – ou perguntam por que diabos eu quero parir feito índia. Peraê, minha gente! Tem alguma coisa muito errada acontecendo.

Vocês sabem o que é parto normal humanizado?

parto-normal-humanizado_essavidademae
Crédito: Eyeliam

Parto humanizado não é porque tem velas. Parto humanizado não precisa ter incenso aceso. Não é feito de qualquer jeito nem significa necessariamente parir em casa e comer placenta. Sim, muitas pessoas optam por essas coisas e são respeitadas. Porque é isso que um parto humanizado é: respeitoso, acima de tudo!

No parto humanizado a mulher escolhe como quer parir, a posição mais confortável, o ambiente que deseja, quem quer que a acompanhe e não sofre intervenções desnecessárias, como ocitocina sintética, usada por muitos médicos para induzir as contrações e acelerar o trabalho de parto. O tempo é respeitado! Tudo é respeitado! O médico não é o protagonista e não faz as escolhas pela mulher. Ele está ali para apoiar e dar suporte ao processo natural que é parir. O bebê também não sofre essas intervenções. Aliás, ele não sofre com luz forte, ambiente congelante… Ele também é respeitado!

parto-normal-humanizado_essavidademae_2
Crédito: Hobo Mama

Eu escolhi que quero o meu parto num hospital, com uma equipe humanizada. Mas poderia ser em casa. O importante é que optei por uma equipe que me respeita e acredita na natureza da mulher. Sim, nós fomos feitas para parir naturalmente e não há nada de errado nisso. Aliás, por que vocês acham que o nome é PAR-TO NOR-MAL? Por que, ao contrário, tanta gente vê isso como uma loucura e chegam a querer te “convencer a mudar de ideia”? Eu não faço isso com quem me diz que escolheu uma cesariana. Então, por que querem meter o bedelho na minha escolha?

Não tenho nada contra quem opta por uma cesárea. Acho que a mulher pode escolher o que ela prefere para esse momento da vida dela. Mas eu acredito na natureza e no meu poder de mulher que foi feita para gerar e criar. O que entra sai, minha gente. E eu não quero me submeter a uma cirurgia de grande porte desnecessária e que pode trazer riscos pra mim e pro meu bebê. Sim, porque os riscos são 10 VEZES maiores numa cesariana do que num parto natural.

Óbvio que existem sim complicações e que não dá para descartar uma cesárea em certos casos. Ela pode salvar a vida do bebê e da mãe (aí ela já não é mais desnecessária)! Mas esses casos são poucos (ou deveriam ser)! O problema é que mitos e mais mitos se instalaram na sociedade para fazer a mulher deixar de acreditar nela mesma: “você não tem passagem”; “o bebê está laçado”; “é muito grande”; “você não tem dilatação”; “o parto tá demorado” e por aí vai… a mulher passa a se achar incapaz e os médicos cesaristas não precisam esperar horas para que o parto aconteça. Tudo é resolvido em vinte minutinhos numa sala de cirurgia.

parto-normal-humanizado_EVDM_3
Crédito: Eyeliam

Então, amiga, se você quer mesmo ter seu bebê de forma natural, aqui vão algumas dicas:

1. INFORME-SE: essa é a principal. Só estando munida de muitas informações você vai poder saber realmente o que é melhor para você e seu bebê e se seu médico está lhe enganando – infelizmente essa é uma realidade. Tenho várias amigas que foram levadas a uma cesariana mesmo querendo parir normal. Leia livros e blogs sobre o assunto, veja filmes e frequente os grupos de apoio ao parto humanizado. Esses são fundamentais para conhecer outras pessoas e ter indicações sobre os profissionais da área que realmente são a favor da humanização do parto.

2. EQUIPE MÉDICA: procure referências sobre a equipe escolhida, pesquise a média de partos normais que ela realiza, converse com quem já passou pela experiência com esses profissionais. Conhecendo bem o seu obstetra, você terá certeza que ele vai fazer o melhor, mesmo que seja uma cirurgia. Ah! E desconfie se o obstetra disser que faz pelo plano. Infelizmente os médicos humanizados são todos particulares, já que é inviável o que o plano paga para esse tipo de parto. Lembrem-se que essa equipe vai estar disponível 24h para você por até um mês – ninguém sabe quando o seu bebê vai querer chegar – se com 37 ou 42 semanas, por exemplo.

3. ABSTRAIA: é UM SA-CO a quantidade de baboseira que você ouve quando diz que optou por um parto humanizado, como já falei antes. As pessoas, ao invés de te apoiarem nessa decisão, te colocam medos (já não basta tantos que a gente tem), duvidam da sua capacidade e falam asneiras aos montes. Mas se você está segura com seu médico, com sua equipe e munida de informações, vai conseguir abstrair esses pitacos todos que tanta gente vai dar. Eu estou até tomando um floralzinho para me ajudar a não me irritar com essas coisas que escuto.

É isso!

Seja qual for a sua escolha, vá em frente. Você tem o direito de optar pelo que acha melhor para o seu bebê e para esse momento. O importante é ser respeitada!


Comentários

comentários

3 comments

  1. Camila mulher, parabéns pela sua escolha, concordo muito com o que escreveu, se um dia fosse ter filhos também faria essa opção ( uma opinião minha até recente depois de saber algumas destas informações que VC também citou)… Engraçado essa história de abstrair kkkk no meu caso as pessoas me bombardeiam porque escolhi não ter filhos, acham que não gosto de criança, que eu tenho que ter alguém para cuidar de mim na velhice ( acho um motivo tão egoísta) , se Fred sabe disso…kkkk é surreal. Enfim…adorei ler suas histórias porque a gente gosta tanto de vcs e mesmo não estando por perto ficamos na torcida desse lindo trio. Tudo de melhor! Bjao nos três.

  2. É isso aí lindona! Tou contigo e não abro.
    Se as pessoas soubessem como é melhor para o bebê nos mais diversos aspectos o parto normal… Se elas realmente deixassem de lado o senso comum e se importassem em se informar, tenho certeza absoluta que a nossa realidade sobre partos seria outra.
    É muito cômodo fechar os olhos e seguir a manada, ir de encontro a verdade é muito dolorido, mas extremamente gratificante! Que Nossa senhora do Bom Parto te acompanhe, que a força das nossas ancestrais te guiem e que seja NATURALMENTE lindo.
    Amo vocês três!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *