Por que os bebês choram para dormir?


As primeiras semanas de um bebê em casa são um pouco desesperadoras. Ele está se adaptando a uma nova vida e precisa de ajuda pra tudo. A cada choro, os pais ficam de cabelo em pé sem saber direito o que fazer. Pode ser fome, cólica, colo, fralda suja… o que muitos pais não sabem é que pode ser sono também. Mas afinal, por que os bebês choram para dormir?

por que os bebês choram para dormir

Quando estamos com sono, simplesmente deitamos, fechamos os olhos e dormimos. Mas os bebês ainda não têm essa capacidade.

Quando a questão é sono os pais querem saber de tudo. Afinal, a privação de descanso no início da vida de um bebê é bem difícil para toda a família. Nesse post você vai ficar sabendo algumas questões interessantes sobre o assunto:

  • Por que os bebês choram para dormir?
  • O que fazer para o bebê não chorar para dormir?
  • Como fazer o bebê parar de chorar?
  • Não cochilar durante o dia ajuda no sono da noite?
  • Quanto tempo por dia o bebê precisa dormir?
  • Por que os bebês acordam durante a noite?
  • O que fazer se o bebê acordar durante a noite?
  • Como fazer o bebê dormir a noite toda?
  • Dicas para ajudar o bebê a dormir bem

Finalmente, por que os bebês choram para dormir?

por que os bebês choram para dormir

Até hoje, com três meses, quando quer dormir, Theo fica irritadinho e, se demorar a conseguir, abre o maior berreiro. O fato é que os bebês ainda não sabem se expressar e o choro é o único instrumento que eles têm pra se comunicar.

Mas o choro para dormir não necessariamente é causado pelo sono. O bebê pode estar com algum outro desconforto (fralda suja, fome, cólica…) e por isso não consegue pegar no sono.

Recentemente, eu e Camila descobrimos também que existe uma coisa chamada “pico de crescimento” que acontece quando o bebê alcança um determinado estágio de desenvolvimento (virar, sentar, melhorar a visão, etc…). Isso pode fazer com que ele tenha dificuldade para dormir. Nesses períodos o bebê também precisa comer mais, por isso, mesmo os que não costumam acordar no meio da noite, às vezes acordam querendo mamar. Para alguns os picos de crescimento duram poucos dias, para outros pode durar semanas.

O que fazer para o bebê não chorar para dormir?

O que fazer para o bebê não chorar para dormir

Existem alguns sintomas que os bebês mostram quando estão com sono. Geralmente ficam bocejando, choramingando, esfregando os olhos, mexendo na orelha, irritadinhos ou resmungando.

O ideal é levá-lo pra cama nas primeiras demonstrações de sono. Quanto mais sono, mais irritado o bebê fica e, consequentemente, fica mais difícil de adormecer. Nesses momentos é que vem o choro.

Entre seis e oito semanas o bebê já consegue dormir por conta própria. Nessa fase, você já pode colocar no berço pra ele ir aprendendo a pegar no sono sozinho, isso ajuda no desenvolvimento do bebê. Mas o mais importante é definir uma rotina e tentar segui-la todos os dias na hora do bebê dormir. Foi o que fizemos com Theo.

Depois do primeiro mês fazendo a mesma rotina do sono, quando a gente colocava ele no braço, ele já fica “reclamando” e não sossegava enquanto não colocávamos ele no berço para dormir. Sozinho! 🙂

E se já estiver chorando, como fazer o bebê parar de chorar?

como fazer o bebê parar de chorar

Às vezes, até bebês que dormem com facilidade choram e dão trabalho pra dormir. Isso pode acontecer quando há alguma mudança de rotina, de hábitos ou quando o bebê está doente.

Nesse caso, colocá-lo no braço e acalentá-lo até ele dormir pode funcionar, mas não é bom estar sempre recorrendo a isso. Não que vá “acostumar mal o bebê”, mas é que ele não consegue entrar em sono profundo. Se precisar recorrer ao braço, quando sentir que o bebê está quase dormindo, a dica é colocá-lo no berço.

Pode ser que o bebê acorde quando fizer isso por causa do “reflexo de moro”, que faz os bebês acordarem quando perdem a sensação de que estão seguros. Pra evitar, é bom segurar bem os braços e a cabeça durante o movimento para o berço. Outra opção é fazer o charutinho no bebê. Assim ele não vai se sentir “solto”.

Não cochilar durante o dia ajuda no sono da noite?

Não cochilar durante o dia ajuda no sono da noite?
Theo dormindo na cadeirinha durante o dia

Tem gente que pensa que não deixar o bebê dormir durante o dia, vai ajudar no sono da noite, achando que vai chegar uma hora em que ele vai cair de tanto sono. Mas isso não é verdade. Quando ficam muito cansados eles têm dificuldade para dormir e acordam mais cedo no outro dia.

Hoje em dia, com a rotina atribulada, os pais chegam tarde em casa e terminam colocando os filhos pra dormir mais tarde. No final, isso faz com que o bebê durma menos do que deveria e termine ficando irritado. Alguns estudos mostram que essa geração de bebês dorme em média 40 min a menos que a geração anterior e poucos minutos de sono a mais podem fazer a diferença no comportamento do bebê no outro dia – a gente percebe demais isso!

Mas afinal, quanto tempo por dia o bebê precisa dormir?

quanto tempo por dia o bebê precisa dormir

O sono é um importante aliado no desenvolvimento dos bebês. Durante esse período, o cérebro deles continua trabalhando e se desenvolvendo. De acordo com  Marc Weissbluth, no livro “Healthy Sleep Habits, Happy Child”, existe um padrão de sono para cada idade. Ele representa isso com uma tabela:

Idade Sono diurno Sono noturno Total de horas de sono
1 semana 8 horas 8h15 16h15
1 mês 7 horas (3 sestas) 8h40 15h40
3 meses 5 horas (3 sestas) 10 horas 15 horas
6 meses 4h15 (2 sestas) 11 horas 15h15
9 meses 3 – 4 horas (2 sestas) 11 horas 15 horas
12 meses 3 – 4 horas (2 sestas) 11h15 15 horas
18 meses 2h15 (1 sesta) 11h15 13h40
2 anos 2 horas (1 sesta) 11 horas 13 horas
3 anos 1h40 (1 sesta) 10h40 12 horas
4 anos 1 hora (1sesta) 11 horas 12 horas

Por que os bebês acordam durante a noite?

Por que os bebês acordam durante a noite

A horas de sono noturno que a gente vê nessa tabela não necessariamente são ininterruptas. Nas primeiras semanas, principalmente, o bebê vai sempre acordar durante a noite para mamar, porque o tamanho do estômago dele ainda não é suficiente para armazenar leite para uma noite completa de sono. Mas existem outros fatores.

Segundo o Dr. Sears, do site askdrsears.com, o sono do bebê é dividido em fases:

“Na primeira fase do sono, um período de sono leve. Os olhos dele fecham-se completamente, as pálpebras continuam a tremer e a respiração ainda é irregular. As mãos e braços estão flexionados e ele pode se assustar, contrair os músculos e sorrir rapidamente, é o chamado ‘sorriso do sono’”

Depois disso, o sono do bebê entra em ciclos regulares. Em média, a cada 50 minutos de sono, 10 minutos são de sono leve quando pode acordar com facilidade. Nesses períodos é comum bebês recém-nascidos se assustarem sozinhos.

Esse sono tão leve é uma forma de defesa do corpo do bebê, eles precisam acordar caso algum “problema” aconteça, como narizinho entupido, calor, frio, fome, etc… Além do mais, estudos dizem que o sono leve ajuda o cérebro a desenvolver-se porque  continua trabalhando durante o sono.

O que fazer se o bebê acordar durante a noite?

O que fazer se o bebê acordar durante a noite

Com o sono leve, é natural que o bebê acorde à noite. O normal é que ele durma novamente, sem ajuda dos pais, se não tiver sentindo nenhum incômodo, por isso é bom acostumar o bebê, desde cedo, a pegar no sono já dentro do berço. Isso faz com que ele aprenda a dormir novamente sozinho quando acordar de madrugada.

Se o bebê acordar no meio da noite e não conseguir dormir novamente ele vai chorar. Nessa hora, o ideal é tentar acalmá-lo sem tirar do berço e, se houver necessidade, tirar quando se acalmar. Se toda vez que ele chorar você tirá-lo do berço imediatamente, ele pode associar o choro à saída do berço.

No começo, quando o bebê acordar à noite, você pode ficar ao lado do berço enquanto ele não dorme, mas com o tempo ele vai se acostumar e voltará a dormir sozinho.

A gente faz muito isso com Theo. Como, quando ele acorda de madrugada e não consegue dormir de novo, colocamos a chupeta de volta, ficamos um pouco do lado e, se não tiver algum outro incômodo, ele volta a dormir rapidamente.

E como fazer o bebê dormir a noite toda?

como fazer o bebê dormir a noite toda

Até os três meses é normal que o bebê acorde sempre de madrugada porque vai querer mamar, mas depois disso a tendência é que durma a noite toda.

Existem algumas técnicas para fazer o bebê dormir a noite toda. Uma delas, bastante polêmica, é deixar o bebê chorar e esperar que ele volte a dormir sozinho até se acostumar. Na verdade, isso é vencer pelo cansaço. Existem estudos que mostram que esse método pode afetar o desenvolvimento psíquico do bebê!

Pamela Druckerman, no seu livro “Crianças francesas não fazem manha”, sugere uma “pausa”, um intervalo de espera de cinco minutos antes de ajudar o bebê a dormir novamente, para ver se ele “se revolve” sozinho.

Outras dicas para ajudar o bebê a dormir bem

dicas para ajudar o bebê a dormir bem

  • Diminuir a quantidade de estímulos: evite excesso de cores, movimentos e sons à noite. Nesse período é importante que o quarto esteja escuro e silencioso. Isso ajudará o bebê a dormir novamente sozinho caso acorde de madrugada.
  • Distinguir o dia e a noite: Durante o dia, o bebê precisa escutar os barulhos do cotidiano da casa, ver a luz do sol, brincar, etc. À noite, comece a diminuir o ritmo. No quarto, o escuro e o silêncio vão ajudá-lo a saber que é hora de dormir.
  • Colocar no berço um paninho ou uma camisa com o cheiro dos pais: dizem que isso também ajuda o bebê a pegar no sono de novo, caso acorde durante a noite, pois ele se sente mais seguro.
  • Uma mantinha pode ajudar bebês que se assustam fácil a não despertar no meio do sono.

No final, cada mãe, cada pai e cada bebê são únicos, então não existe uma fórmula mágica para fazer o bebê dormir. Cada família vai encontrar o seu jeitinho. Algumas dicas funcionam pra uns e não funcionam pra outros, mas, uma hora, as coisas se acalmam.

Enfim, fui pesquisar sobre “Por que os bebês choram pra dormir” e terminei com essa “tuia” de informação. Espero que elas sirvam pra vocês também 🙂


Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *