Posição para dormir na gravidez: Qual é a melhor?


Um dos maiores sintomas da gravidez é o sono. Tem dias que a gente não consegue fazer nada, só pensando em se encostar em qualquer lugar para tirar um bom cochilo. Mas quando a gestação vai chegando ao fim, com a barriga já grande, começam os desconfortos e dormir deixa de ser uma tarefa fácil. Qual seria então a melhor posição para dormir na gravidez?

Posição para dormir na gravidez
Imagem: Sandor Weisz

Antes de responder a essa pergunta, há outras dicas que podem te ajudar a dormir melhor:

  • A primeira que eu dou é diminuir o consumo de líquidos à noite. Gente, eu levantava umas três vezes só para fazer xixi! Resolvi beber bastante água durante o dia e dar uma maneirada à noite e funcionou, eu tenho acordado menos.
  • Outra dica é investir em vários travesseiros para deixar o sono mais confortável. Um para abraçar e outro para colocar entre as pernas, por exemplo. Eu mesma comprei travesseiros extras e adoro dormir cheia deles!
  • Uma coisa que acontece de vez em quando comigo na madrugada: fome! Então, nada de dormir de barriga vazia. Um tempo antes de deitar é bom comer alguma coisinha leve – uma fruta, iogurte – para não acordar no meio da noite querendo atacar a geladeira. Sem contar que ficar muito tempo sem comer pode deixar a grávida enjoada. Eu já me senti assim por conta da fome.

Mas qual é a melhor posição para dormir na gravidez?

O ideal é a gestante dormir virada para o lado esquerdo. Isso porque, dessa forma, o fluxo de sangue no cordão umbilical aumenta, levanto mais oxigênio e nutrientes para o bebê. Eu nunca gostei de dormir assim, mas desde que descobri que estava grávida resolvi me acostumar, pois sabia que dormir de bruços, como sempre fiz, seria impossível a partir de certo ponto. Foi bom porque fui me adaptando aos pouquinhos e hoje durmo tranquilamente virada à esquerda, apesar de ainda acordar no meio da noite pro outro lado ou de barriga para cima.

Imagem: Bonbon
Imagem: Bonbon

Para a direita ou virada para cima não são posições legais porque podem dificultar a circulação do sangue para o bebê. De costas, a sua respiração pode ficar afetada e você sentir falta de ar.

Espero que essas dicas possam te ajudar como vêm me ajudando.

E você, tem alguma outra tática infalível para dormir melhor na gravidez? Conta pra mim!


Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *