Qual a melhor banheira para bebê?


Uma das coisas que eu mais quero fazer com meu pequerruxo é dar banho. Acho lindo o bebê na banheira, principalmente depois que ele já está durinho, senta sozinho e fica brincando com a água. Mas para a hora do banho não ser um desastre – acho que vou ter um pouco de medo no início, vamos ver -, a banheira deve ser escolhida direitinho. Nesse post vou dar algumas dicas de acordo com o que pesquisei e mostrar a banheira que escolhemos para Theo.

qual-a-melhor-banheira-para-bebê
Foto: Bart Heird

O que observar para saber qual a melhor banheira para bebê?

Primeiro de tudo, você tem que pensar na sua praticidade e no seu ambiente. Não adianta comprar uma banheira de plástico sem suporte se você não tem onde apoiá-la com segurança, nem comprar uma banheira enorme com trocador se você tem pouco espaço e já tem uma cômoda, por exemplo.

Os acessórios

Hoje em dia, a maioria das banheiras tem uma parte um pouco mais alta para que o bebê fique sentado. Uma alternativa para as banheiras que não têm isso é usar um assento redutor para banheira ou uma redinha.

assento-redutor-banheira
Confira preços de assento redutor aqui

O assento redutor é útil principalmente para recém-nascidos. Ele diminui a profundidade da banheira e deixa o bebê um pouco inclinado. Alguns, como o da Burigotto, tem um emborrachado para que o bebê não fique escorregando durante o banho.

redinha-para-banheira
Confira preços de redinha aqui

A redinha tem a mesma função. É uma pequena rede que tem ganchos universais para se ajustar a vários formatos de banheira.

Uma outra coisa a observar é se a sua banheira tem um lugar específico para colocar o shampoo e sabonete. Se você for deixá-la em algum lugar que possa colocar essas coisas por perto, como no box, tudo bem, mas muita gente opta por deixar a banheira fora do banheiro e aí é importante ter esse apoio por perto, para deixar a hora do banho mais prática.

Mas afinal, qual a melhor banheira para bebê?

Os modelos de banheira para bebê

 

banheira-inflavel
Confira preços de banheira inflável aqui
  • Banheira inflável: Ótima opção para viagens, principalmente de avião, porque ocupam pouco espaço. Algumas podem ser usadas até os dois anos de idade.
banheira-de-plastico
Confira preços de banheira aqui
  • Banheira de plástico: É o modelo mais basicão. Precisa estar bem apoiada e em local seguro!! Algumas pessoas preferem colocar no chão por segurança, mas fica bem desconfortável para dar o banho. Como elas normalmente não têm saída de água, são um pouco mais complicadas para encher e secar. Elas são uma boa opção para ficar em outros locais onde o bebê costuma frequentar, como a casa dos avós, por exemplo.
banheira-suporte-a-parte-2
banheira-suporte-a-parte-1 Confira preços de banheira aqui
  • Banheira de plástico com suporte à parte: essa vem com um pé para apoiar a banheira e com uma mangueira para esvaziar. Como fica mais alta, não é preciso ficar se abaixando e, consequentemente, não causa dores na coluna. Pode ser colocada dentro do box do banheiro, por exemplo, ou em qualquer outro lugar da casa. É importante checar se o suporte encaixa direitinho para não ter problema de cair durante o banho.
banheira-com-trocador
Confira preços de banheira aqui
  • Banheira com suporte e trocador acoplado: Esse modelo geralmente é um pouco maior que os outros. A vantagem do trocador é que você pode já dar o banho e trocar o bebê, tudo junto, onde estiver. Algumas marcas já vêm com suporte emborrachado (redutor de profundidade). Observação: algumas amigas compraram esse tipo de banheira e disseram que o trocador às vezes chega a atrapalhar, porque é um pouco pesado e você sempre tem que abrir na hora do banho, ao mesmo tempo que segura o bebê. Só vale comprar dessa se realmente for usar o trocador. Se tiver uma cômoda, por exemplo, é mais viável comprar o modelo sem esse acessório e trocar o bebê nela – opinião de algumas amigas que usam!
ofuro-para-bebe
Confira preços de ofurô para bebê aqui
  • Ofurô para bebês: São boas opções para o banho relaxante antes de dormir. Entre outros benefícios, ajudam quando o bebê tem cólica. Não compramos para Theo ainda, mas vou comprar com certeza!

Nossa escolha

banheira-suporte-a-parte-3

Aqui para casa a gente optou por uma banheira de plástico com suporte, que vai ficar no box do banheiro, já montada. Escolhemos o modelo da Burigotto, que tem a opção de comprar os acessórios a parte (saboneteira e assento com antiderrapante).

banheira_infl_vel_pato_munchkin

Além dela, ganhamos também uma banheira inflável da Munchkin, que vai ser ideal para quando a gente for viajar ou precisar deixar ele na casa de alguém. Ela é prática, não ocupa espaço e vem com um termômetro que indica se a água estiver muito quente.

E você, já escolheu a sua? Na sua opinião, qual a melhor banheira para bebê?


Comentários

comentários

One comment

  1. Olá! Gostei muito do artigo. É muito esclarecedor para mamãs de primeira viagem. Eu optei por comprar um assento para banho da Béaba, que encontrei numa loja de brinquedos e puericultura on-line. Deu-me muito jeito para dar banho à bebé quando era pequenina. Tenho comprado várias coisas nesta loja: um carrinho tipo bengala, um penico, um robot de cozinha da Babycook (com um desconto ótimo!)… Tem uma grande variedade e é super prático comprar assim. Recomendo a toda a gente. 😉

    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *